Os moradores de Mato Grosso do Sul que ainda não emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) terão uma nova oportunidade na próxima semana. Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, um mutirão será realizado para atender a demanda, com vagas limitadas e distribuição de senhas.
Serão oferecidas 90 vagas ao longo dos três dias de atendimento, divididas em dois períodos: matutino, das 8h às 10h, e vespertino, das 13h às 15h. Em cada turno, serão distribuídas 15 senhas. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo WhatsApp, no número (67) 99628-0299.
Serviço
Datas: 11, 12 e 13 de fevereiro
Horário: 8h às 10h e 13h às 15h
Local: Sejuv – Rua 25 de Dezembro, 924 – Jardim dos Estados
Inscrição: Exclusivamente pelo WhatsApp (67) 99628-0299
Demanda crescente
A emissão da CIN tem apresentado aumento expressivo no Estado. Em 2024, foram expedidos 288.766 documentos, volume 70,14% maior que o registrado em 2023, quando 169.727 carteiras foram confeccionadas.
Apesar do alto número de solicitações, um levantamento realizado em outubro de 2023 apontou que quase 30% dos agendamentos não são concluídos por falta de comparecimento. Apenas entre janeiro e outubro do ano passado, 59 mil pessoas que marcaram o atendimento deixaram de comparecer, impactando o fluxo e a disponibilidade do serviço.
Para evitar o desperdício de vagas, o Instituto de Identificação orienta que aqueles que não puderem comparecer ao agendamento realizem o cancelamento no site oficial, permitindo que outros cidadãos tenham acesso ao serviço.
Como emitir a Carteira de Identidade Nacional
O agendamento para emissão da CIN pode ser feito pelo site http://servicos.sejusp.ms.gov.br. Confira o passo a passo:
• Acesse o site e clique na opção de 1ª ou 2ª via do RG;
• Escolha o posto de atendimento mais próximo;
• Selecione a data e horário desejados;
• Preencha os dados solicitados e confirme o agendamento;
• Verifique o e-mail cadastrado para confirmação do protocolo de atendimento.
Documentos obrigatórios
Para obter o novo RG, é necessário apresentar os seguintes documentos:
• CPF;
• Certidão de Nascimento (para solteiros) ou Certidão de Casamento/Divórcio (para casados ou divorciados).
• Documentos opcionais, como NIS, PIS, PASEP, título de eleitor e tipagem sanguínea, também podem ser incluídos.
Validade do documento
A CIN tem diferentes prazos de validade conforme a idade do titular:
• Crianças de 0 a 12 anos: 5 anos;
• Pessoas entre 12 e 60 anos: 10 anos;
• A partir de 60 anos: validade indeterminada.
Segurança e inovações
A Carteira de Identidade Nacional segue as diretrizes da Lei nº 14.534/2023, que unifica o CPF como número oficial de identificação. O documento conta com um QR Code para verificação de autenticidade, prevenindo fraudes. Além disso, inclui o código MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, tornando-o válido para viagens internacionais dentro do Mercosul.
A versão digital da CIN também está disponível no aplicativo GOV.BR, oferecendo mais praticidade aos cidadãos.
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