A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo recebeu, nessa segunda-feira (10), um pedido formal de cassação do mandato de Lucas Lopes (PT). Assinada por Julierme Lopo, a denúncia aponta quebra de decoro parlamentar, alegando que, no último dia 2, o vereador teria dirigido sob o efeito de bebidas alcoólicas, promovido acidentes e saído do local sem prestar assistência à vítima.
"De acordo com os meios de comunicação, o Vereador Lucas Lopes Ribeiro (PT), estaria em um Show, ingerindo bebidas alcoólicas e de forma irresponsável, assumiu a direção do seu veículo automotor, saindo em alta velocidade pela via pública, atingindo violentamente uma pedestre de 41 anos que estava na calçada”, narra o denunciante.
"Ainda de acordo com a imprensa, ao atropelar a pedestre, o Nobre Vereador ao invés de prestar a devida assistência a vítima, tentou desesperadamente evadir-se do local, provocando ainda outros acidentes, ou seja, colidiu com mais três veículos, parando somente quando colidiu de frente com um caminhão estacionado na via pública”, complementa o documento.
A denúncia traz anexas matérias jornalísticas para expor a repercussão do caso, que Julierme Lopo alega ter chocado a sociedade. O denunciante alega que a conduta do vereador é incompatível com a dignidade da Câmara Municipal.
TRAMITAÇÃO
Protocolada, a denúncia será enviada ao corregedor do Legislativo, que emitirá um parecer prévio pelo prosseguimento, ou não, da acusação.
Na sequência, o parecer prévio é lido em Plenário. Se a maioria dos vereadores presentes decidirem pela continuidade do processo, dois outros vereadores são sorteados para compor a Comissão de Ética, que fica sob presidência do corregedor.
A Comissão de Ética, então, procede às oitivas das testemunhas de defesa e acusação, emitindo, depois, um parecer final para nova deliberação em Plenário.
Se oito ou mais parlamentares votarem pela cassação, Lucas Lopes tem seu mandato encerrado, com a Câmara Municipal formalizando a convocação de seu primeiro suplente Julierme Lopo (PT). Do contrário, a denúncia é arquivada e o vereador continua normalmente no Legislativo.
Sensação
Vento
Umidade