A piracema, período de proibição da pesca nos rios de Mato Grosso do Sul para garantir a reprodução dos cardumes, termina nesta sexta-feira (28). O defeso teve início no dia 5 de novembro de 2024 e, com seu encerramento, as atividades pesqueiras voltam a ser permitidas no Estado.
A Operação Piracema 2024/2025, responsável pela fiscalização durante o período de restrição, também se encerra. A ação envolveu 320 policiais militares ambientais, 70 fiscais do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Imasul) e 120 policiais da Polícia Militar Rural (PMR), garantindo o cumprimento das regras e a proteção dos estoques pesqueiros.
Uma das novidades desta edição foi o uso de monitoramento via satélite para acompanhar os 184 mil trechos de rios do Estado, percorridos pelos cardumes até os locais de desova.
Durante o defeso, a pesca foi permitida apenas para comunidades ribeirinhas que dependem do pescado para subsistência. Essas famílias estavam autorizadas a capturar um exemplar ou até três quilos de peixe por dia, exclusivamente para consumo próprio.
Sensação
Vento
Umidade