A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) liberou a agenda de abril para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como “Novo RG”.
São disponibilizadas 2.100 vagas diárias, sendo 800 para a capital e 1.300 distribuídas entre os 78 municípios do interior do estado.
Os interessados devem acessar o site da Sejusp e seguir os passos abaixo:
Para a emissão do documento, é preciso apresentar:
Se todas as vagas estiverem preenchidas, o cidadão pode buscar um posto de identificação para verificar a possibilidade de encaixe. Esse atendimento emergencial é indicado para casos urgentes, quando o agendamento online não for possível.
Levantamento realizado pelo Correio do Estado revelou que quase 30% dos agendamentos para a emissão do Novo RG não são cumpridos. Entre janeiro e outubro do último ano, cerca de 59 mil pessoas faltaram, resultando em uma média de 630 ausências diárias.
Para evitar desperdício de vagas e melhorar o atendimento, a Sejusp reforça a importância de comparecer no dia marcado ou cancelar a reserva caso não possa comparecer. O cancelamento pode ser feito no mesmo site do agendamento, permitindo que outra pessoa utilize a vaga.
Até o momento, Mato Grosso do Sul já emitiu 288.766 carteiras de identidade, um aumento de 70,14% em relação a 2023, quando foram confeccionados 169.727 documentos.
A validade do Novo RG varia conforme a faixa etária:
O Novo RG digital adota o CPF como número único de identificação, além de permitir a inclusão de informações adicionais, como tipo sanguíneo e condições de saúde relevantes. O documento também conta com um QR Code para validação eletrônica e um código internacional (MRZ), o mesmo usado em passaportes, garantindo mais segurança e reduzindo riscos de fraudes.
Para mais informações, acesse o site oficial da Sejusp.
Da redação
Foto – gov.br
Sensação
Vento
Umidade