Ribas do Rio Pardo chora na noite deste domingo (12/03), a partida da vice-prefeita Guiomar Soares dos Santos, professora que dedicou a maior parte da sua vida profissional para educação especial, estando por muitos anos com muita dedicação, diretora da Escola Clínica Arco-Íris da Sociedade Pestalozzi.
Guiomar Soares dos Santos deu entrada no Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues, em Ribas do Rio Pardo, por volta das 5h30 da manhã com fraqueza, dor no corpo, mal estar e náuseas. Foi medicada, acompanhada e passou o dia em avaliação pela equipe médica.
No início da noite teve pelo menos três paradas cardíacas, os profissionais tentaram a reanimação por pelo menos 53 minutos. Ela tinha sido entubada para transferência para Campo Grande devido ao agravamento, mas infelizmente não resistiu.
O velório em Ribas do Rio Pardo terá início às 6h na Câmara Municipal com término previsto para às 9h. O sepultamento será na cidade natal, Três Lagoas.
CONSTERNAÇÃO
Em poucos minutos após a confirmação da morte, dezenas de pessoas foram até a frente do Hospital Municipal prestar apoio a família e aos amigos de longa jornada da Associação Pestalozzi. A presidente da entidade, Ana Márcia Marino Costa, e amiga e companheira de longos anos de Guiomar em prol da educação especial, estava muito abalada.
“Minha companheira de lutas, brigas. Meu braço direito, esquerdo, meu apoio. Não dá para acreditar, a ficha não caiu”, comentou a empresária.
Autoridades do município estiveram presentes, bem como muitas pessoas da comunidade.
UM POUCO DE GUIOMAR
Professora Guiomar, era pedagoga e pós-graduada em Psicopedagogia, 57 anos, nascida em Três Lagoas, cidade em que será sepultada, casada, mãe de dois filhos e atuou por 25 anos como professora da rede pública de ensino de Ribas do Rio Pardo. Lutava por uma educação de qualidade e pelos direitos das mulheres, das crianças e dos menos favorecidos.
Guiomar Soares dos Santos era definida como uma mulher guerreira, que esteve à frente da Sociedade Pestalozzi de Ribas do Rio Pardo há mais de 20 anos, ocupando o cargo de diretora da associação. A Sociedade Pestalozzi tem papel fundamental na discussão das legislações sobre as pessoas com deficiência. Tem o papel de promover a inclusão social, autonomia e acessibilidade da pessoa com deficiência.
Guiomar deixa exemplo de luta, garra e orgulho por ter sido uma mulher preta que conquistou tudo o que conquistou por meio de sua determinação e da educação. Nossos sentimentos.
Fonte: Rodrigo dos Santos - Notícias do Cerrado
*Noticia pastada em Março de 2023
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva