Atletas do MS ganham 5 medalhas no Wrestling e vagas no Pan

Atletas do MS ganham 5 medalhas no Wrestling e vagas no Pan
Reprodução

O wrestling sul-mato-grossense faturou cinco medalhas nos Campeonatos Brasileiros Sub-17 e Sênior, disputados em São José dos Campos (SP). Além disso, três atletas do estado garantiram classificação ao Pan-Americano das respectivas categorias. Para participar das competições no interior paulista, a delegação teve o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Um dos destaques foi Dan Ryan Borges, que conquistou o primeiro lugar na categoria até 51 kg, no estilo greco-romano, classe sub-17. Com a medalha, o atleta garantiu seu lugar na delegação brasileira que lutará no Pan-Americano da categoria, em Buenos Aires, na Argentina, de 24 a 26 de junho.

“Fiquei muito feliz por essa conquista, e muito agradecida a todos que o ajudaram a concretizar esse sonho”, declara Gisele Borges, mãe de Dan. “O sonho dele sempre foi ser atleta, ele treinava jiu-jitsu com o pai”, continua. Fabio Borges, pai e treinador do atleta, faleceu há oito meses, em decorrência de complicações da Covid-19. Além da perda, Dan ainda enfrentou questões como lesões e cansaço pelos treinos. “Foram muitas dificuldades, mas fazem parte do processo. Agora, ele vai continuar treinando e evoluindo cada vez mais”, conclui Gisele.

Ainda na classe sub-17, Marciel Gonçalves foi o melhor na categoria até 92 kg, estilo livre, também assegurando vaga ao Pan da Argentina. No Brasileiro, o sul-mato-grossense também conseguiu o bronze na luta greco-romana. Já José Luiz Prado ficou com a prata na categoria até 60 kg, no estilo livre.

Entre os seniores, Paulo André da Silva chegou ao lugar mais alto do pódio na categoria até 70 kg, pelo estilo livre. Além da condecoração dourada no peito, o lutador beneficiário do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, coordenado pela Fundesporte, também garantiu classificação ao Pan-Americano da classe etária. A competição internacional está prevista para acontecer entre 5 e 8 de maio, em Acapulco, no México.

A equipe de Mato Grosso do Sul em São José dos Campos (SP) foi liderada por Agnaldo Santos, beneficiário do Bolsa Técnico, do Governo do Estado. O treinador também é um dos precursores do wrestling (luta olímpica) no estado, tendo como centro formador e desenvolvedor de atletas a academia RA Fitness & Combat, em Campo Grande.

com assessoria esportems.com